Como aumentar ou diminuir pontos no crochê

Oi meninas,(os), a aula de hoje ensina como aumentar ou diminuir pontos no crochê.
Muitas vezes queremos aumentar ou diminuir um ou mais pontos na nossa peça de crochet, para criar um determinado motivo ou simplesmente porque o trabalho assim o exige, como é comum em peças de vestuário.
AUMENTAR
Aumentar no crochet, significa trabalhar mais do que um ponto sobre o mesmo laço da carreira anterior e representa-se pelo símbolo “\/” (em forma de v).
Para isso (o processo é sempre o mesmo, independentemente do tipo de ponto escolhido), quando chegar ao momento do seu trabalho em que pretende fazer um aumento, basta trabalhar o pontos como normalmente faria mas sem avançar na carreira onde se encontra.
Exemplo: está a fazer um ponto alto e pretende aumentar um ponto a meio da carreira que está a executar.
Tem que trabalhar os dois pontos altos no mesmo laço seguinte (laço da carreira imediatamente abaixo, onde iria trabalhar apenas o laço seguinte).
aumentar e diminuir pontos no crochê3
DIMINUIR
Diminuir no crochet, significa trabalhar mais do que um ponto consecutivo, sem os terminar completamente, para depois os fechar num mesmo laço e representa-se pelo símbolo “/\” (em forma de v invertido). Para isso (e aqui também o processo é sempre o mesmo, independentemente do tipo de ponto escolhido), quando chegar ao momento do seu trabalho em que pretende fazer uma diminuição, basta trabalhar o pontos como normalmente faria mas sem os terminar completamente, para depois os “fechar” num só laço.
Exemplo: está a fazer um ponto alto e pretende diminuir um ponto a meio da carreira que está a executar.
Tem que trabalhar os dois pontos altos seguinte mas só até ao passo imediatamente antes de os terminar. Depois de o fazer, dê uma laçada na agulha e feche os pontos juntando-os no mesmo laço (passe o fio pelo interior dos três laços que ficaram na agulha).
aumentar e diminuir pontos no crochê2
Tem também os aumentos de pontos alongados, onde se executa um cordão de correntes pela lateral, emendando o fio na outra lateral, e logo em seguida sobe os pontos trabalhando pela extensão pretendida.
aumentar e diminuir pontos no croche4
Veja abaixo: Pontos de crochê trabalhados sobre os aumentos
aumentar e diminuir pontos no crochê1
Assista o vídeo aula, com passo a passo das técnicas aplicadas acima, e de como fazer também aumentos em correntinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog